>

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

SABE QUANDO NÃO SABE O QUE DIZER?????

A gente tem uma mania estranha. Todo mundo tem. A mania de pedir e de dar conselhos. E lá alguém é capacitado pra dar conselho pra vida de alguém? Como se fosse um mestre espiritual. . Nem assim. Nem assim estamos aptos a dar conselhos pra vida de quem quer que seja. Ainda que pro bem da pessoa que recebe o tão “estimado” conselho . Esses dias estive numa situação dessas SEM SABER O QUE DIZER.

Tenho pensado muito nisso ultimamente. Especialmente porque estou tentando "ajudar" uma amiga numa enrascada que ja entrou entende. Como somos muito proximas me sinto na obrigação de ajudar falar algum que realmente vá ajuda-la , mais ai penso mais como posso ajudar alguém se nem resolvo a minha propria vida rsrsr .Mais isso tem quer ser protegido por senha alfa e código de segurança máxima. Não está sendo fácil. Até mesmo porque sempre fui muito transparente com ela e ela comigo. Mas, agora, parei de contar minha vida e pedir conselhos agora é hora de dar conselho sabe, falar algo sabio que vá direcionar  ao até mesmo fazer com que ela tire isso da cabeça ou até mesmo pare tudo e reflita contudo isso,  que sei que não vai. Perca o interesse por toda  essa ilusão. Da minha vida, sei eu. Porque, se no final, der tudo errado, quem tem que arcar com o estrago não vai ser eu, não é mesmo?
As pessoas pensam que conhecem as outras. Mas, na verdade, o que elas fazem, a todo tempo, é julgar umas às outras. Ainda que inconscientemente. O fato é que estamos 24 horas sob julgamento alheio. Seja dos nossos amigos, dos nossos colegas de trabalho, dos nossos ficantes, da nossa família, da atendente da padaria ao lado. As pessoas nos julgam o tempo todo. Nos julgam pela marca da roupa que nós vestimos. Pelo carro que a gente dirige. Pelo tom da voz que a gente fala ao telefone. Pelo modelo do aparelho de celular que carregamos na bolsa. Pela bolsa. Pela empresa onde trabalhamos. Pelo cargo que ocupamos. Pelo nosso corpo. Pela cor da nossa pele. Pelo nosso sexo. Pela nossa idade. E por uma outra infinidade de coisas que não significam nada no final das contas.

Eu mesma conheço muita gente que anda de carro do ano (pago em sei lá quantas milhares de prestações) e mal tem dinheiro pra pagar as contas no final do mês. Conheço gente que ganha salário mínimo e usa calça Diesel. Conheço gente que tem o celular mais caro do mercado e não tem dinheiro pra manter uma linha telefônica. Conheço gente que fala manso e é pilantra. Conheço gente que fala alto e é um doce. Conheço gente nova que já viveu pra vida inteira. Conheço gente velha que ainda tem muito o que viver. Conheço mulheres que trabalham feito homens. E homens que não encaram uma barata no chão da cozinha (conheço inclusive homens que não encaram nada, mas isso é uma outra história). Portanto, vamos viver mais e julgar menos. Viver mais a nossa vida e nos preocupar menos com a dos outros. Vamos parar de colocar rótulo em tudo. De comprar o produto pela embalagem. De achar que sabemos de antemão quem é a pessoa com quem estamos tratando. Nunca sabemos. Nem nunca saberemos.

Então, por favor: muito cuidado ao dar conselhos. Tudo que você conhece de mim é a embalagem. Você não sabe o que vai aqui dentro. Não sabe o que eu já vivi. E, mesmo que eu te contasse, você nunca saberia, porque nunca sentiu por mim. Você não sabe o quanto eu gosto (ou não) .  Quem tem que saber disso sou eu.  Não posso  dizer que fulano ou beltrano são os caras ideais pra alguém né. Mesmo que  por incrível que possa parecer, eu não acho a mínima graça nele. Não venha me dizer se eu devo trabalhar mais ou trabalhar menos. Gastar mais ou gastar menos. Beber mais ou beber menos. Sair mais ou sair menos. Comer mais ou comer menos. Comer carne ou não. Comer comida japonesa ou não. Ir pra festa X ou Y. Não me julgue pelo que eu faço, pelos lugares que eu freqüento ou pelas pessoas com quem eu me relaciono. Antes de dar   conselhos sobre quem “presta” ou “não presta” pra alguém, primeiro tenho que prestar  mais atenção na minha própria vida.

“Conselho é aquilo que pedimos quando já sabemos a resposta, mas gostaríamos que não fosse aquela.”


Então é isso uma situação....





3 comentários:

  1. Um dos meus lemas é: Vida, eu cuido da minha e vc da sua...Nada melhor que isso...
    E ôh, dar conselhos é algo delicado, tem que ter jeitinho, para ñ magoar, ferir, fazer sofrer, sem ar de superioridade, sem se achar o certão.
    Sou bem reservada, seletiva e a Minha Melhor Amiga é Minha Mamy, ela sabe "TUDO" de mim e as aspas são pq existem coisas q ñ contei e ñ conto a ela por medo de magoar e ferir, mas que gostaria muito de poder me abrir com alguém q me entenda sem me jugar.♥
    Enfim vamos parar por aki...

    Te Amo Migã ♥

    Bjoo ♡

    ResponderExcluir
  2. que bom conhecer teu blog.
    Ótimo texto.
    Mas a vida é assim mesmo, vivemos eternamente sendo julgados, e pre julgados. Fazer o que???

    Maurizio

    ResponderExcluir
  3. O Menina Apenas chegou aos 300 seguidores, e você faz parte dele, faz parte da minha história.

    Indiquei um selo, pelos 300 seguidores, nesta página http://meninaapenas.blogspot.com/2011/07/entao-eu-dedico.html
    convido você a ir buscá-lo.

    Obrigada por andar comigoo!
    Beijos meus'
    LillyM.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...