>

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Criticar, Por Quê?





                                                             Não existe uma arma mais eficaz para destruir o amor e o respeito próprio no outro do que o uso constante de palavras de repreensão ou reprovação.  Lábios que se moldam apenas para criticar afastam os beijos, afirmou George Vandeman.  Quase que em sua totalidade a crítica tem como base orgulho e o egoísmo. Aquele que critica quase sempre deseja mudar os outros segundo suas expectativas. Quando seus gostos, preferências e necessidades estão sempre em primeiro plano, então os outros podem ser vistos como inconvenientes e, por isso, posso me valer da crítica para atingi-los. Alguém com um ego frágil e suprimido é mais facilmente influenciável e submisso.  Por outras ocasiões a crítica nasce da inveja, ou da sensação de uma baixa auto-estima.

 O QUE VOCÊ FALA!

Poderiamos  apreciar e destacar as virtudes do outro, ao em vez de nos apegamos aos defeitos. Há  pessoas  que são muito tímidas quanto a fazer elogios, mas são hábeis felinos quando precisam criticar ou censurar. Há muitos que por orgulho, ou por timidez defensiva não manifestam palavras de aprovação. Preferem silenciar-se ou deixar as boas palavras subentendidas. 
Um bom exercício para muitos reativar o amor e o respeito mútuo, seria se disciplinar a passar dias sem destacar nenhuma qualidade negativa do outro. Não proferir nenhuma palavra de recriminação e censura, mas enfatizar apenas as atitudes positivas. Caso seja necessário devem fazer uma lista das boas qualidades das pessoas que no rodeiam  para servir de guia. Tal atitude tende a fortalecer o amor .
Portanto,bem  que podiamos  investir no sucesso de quem amamos cultivando o hábito de falar bem . Ainda que o mesmo não seja possuidor de grandes virtudes, devemos enfatizar aquelas que podemos valorizar. Isso colabora para que o amor floresça.


 Alguns usam do escárnio para dizer de forma despretensiosa grandes verdades que deprimem e machucam. Quase sempre a desculpa para a reparação é a mesma: Mas eu estava brincando! Por vezes, grandes verdades são ditas em forma de brincadeiras, mas nem por isso diminuem seu impacto e destruição. Ser cuidadosos e sensíveis com as emoções do outro é fator crucial para o bom relacionamento. Se quisermos fortalecer o amor devemos ser prudentes .
Aquele que deseja manter relacionamentos duradouros e confiáveis não deve abdicar da arte de fazer elogios. O psicólogo e escritor George W. Crane afirmou que o elogio é o primeiro passo na arte de amar as pessoas.  Em seu livro: Sete Necessidades Básicas da Criança, John  Drescher relata como Benjamim West, tornou-se pintor. Certo dia, sua mãe o deixou em casa com a irmã Sally. Ele encontrou alguns vidros de tinta e decidiu pintar o retrato de Sally. Enquanto fazia isso sujou toda a cozinha. Quando a mãe retornou não disse nada sobre a cozinha. Apanhando o papel em que ele desenhava, ela exclamou: Veja! É Sally e lhe deu um caloroso beijo. West contou que o beijo de sua mãe naquele dia fez dele um pintor.   Nas relações familiares o uso de boas maneiras e palavras amáveis têm um poder infinitamente mais eficaz do que a crítica, e alcança resultados mais duradouros. A crítica degrada, deprime e desestimula, mas o elogio é um bom alimento. Quando começamos a admirar e elogiar, abrimos um vasto caminho para o amor. Então crianças vamos praticar podemos começar comigo que tal?rsrsrsr.


 


Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...